sábado, 4 de julho de 2009

Chegada dos Portugueses: Acaso ou Planejado?

Os portugueses chegaram ao Brasil no ano 1500. Com a tomada de Constantinopla pelos Turcos Otomanos, Portugal teve que achar outra rota para chegar ao Oriente e conseguir produtos comerciais. Para isso eles contornaram a África e chegaram ao centro do comercio mundial (na época). Entretanto, em 1500, os lusitanos chegaram ao Brasil. Teriam eles descoberto um novo "país"?

Primeiro, o termo "descobrimento" não é o mais correto. Isso porque se trata de uma "jogada política". Se algo é conquistado, significa que foi pego de alguém. Agora se foi descoberto, não tinha dono anteriormente. Por esse motivo que se fala em descobrimento do Brasil. Só que o país não foi "descoberto", uma vez que já viviam pessoas aqui.

Em relação à chegada dos portugueses, é pouco provável que eles não tivessem conhecimento do Brasil. O tratado de Tordesilhas, assinado 6 anos antes, é uma das provas mais irrefutáveis. Esse tratado dividia as terras do novo mundo (onde os espanhóis já haviam chegado antes dos portugueses) entre as duas nações católicas da Europa (Portugal e Espanha).

No Tratado foi traçada uma linha imaginária que passava a 370 léguas a oeste das ilhas de Cabo Verde (colônia de Portugal), dividindo o mundo em duas partes iguais. As terras descobertas do lado esquerdo (oeste) seriam da Espanha, enquanto que as terras descobertas do lado direito (leste) seriam de Portugal.

Historiadores acreditam que a expedição de Cabral veio apenas tomar posse da terras para a coroa portuguesa. Apesar disso, a colonização do Brasil só começaria 30 anos mais tarde.

0 comentários: