sábado, 18 de julho de 2009

Índios do Brasil: Curiosidades



O termo "Índio" apesar de muito usado, não é o mais correto. Esse termo surgiu quando Cristóvão Colombo chegou à América e achou que estava no Oriente. E nessa época todos os habitantes do oriente eram chamados de Índios/Indianos.

Com a chegada dos colonizadores a vida dos Índios foi totalmente mudada. Abaixo estão algumas curiosidades sobre a vida dos deles.
  • Ao contrário do que muita gente pensa, tupi-guarani é uma língua, não um povo. O tupi era uma das 1.200 línguas indígenas conhecidas no ano de 1500. Até meados do século 18, tratava-se do idioma mais falado no território brasileiro. Cerca de 20 mil palavras do atual vocabulário, como amendoim, caipira e pipoca, derivaram dele. Em 1758, o marquês de Pombal, interessado em acabar com o poder da Companhia de Jesus no Brasil, proibiu o ensino e o uso do tupi. Já em 1955, o presidente Café Filho obrigou todas as faculdades de letras a incluir um curso de tupi no currículo.

  • Os índios brasileiros adoravamm carne de macaco, considerada um prato muito especial. Quanto mais novo o macaco for abatido, mais macia é a carne. Os miolos são retirados e misturados a um molho ou pão. Os cérebros são ricos em gordura e proteína.
    Algumas espécies de larvas de besouro, como as que vivem em tronco de coqueiros, são consumidas entre os índios brasileiros.

  • As ocas são compartilhadas por famílias de até 40 pessoas. Filhos, genros, noras, netos moram juntos, na maloca do patriarca.

  • Os índios jamais batem nos filhos.

  • Os casamentos eram arranjados. Ao entrar na puberdade, a garota fica reclusa durante um ano e depois é apresentada aos pretendentes numa festa. Em casa, ouve lições das mulheres mais velhas, aprimora técnicas de artesanato, ajuda a cuidar dos bebês da família.

  • Algumas tribos aceitam a poligamia. Outras só permitem que o chefe tenha várias mulheres.

  • Uma das modalidades esportivas mais apreciadas pelos índios era a corrida com toras de buriti. Nessa prova, dez índios se revezam carregando toras de madeira com mais de 100 quilos.

  • Os índios só identificavam os números 1, 2, 3, 4 e "muitos". Para dizer que dez jacarés estavam no rio, diziam "minhas mãos". Vinte, "minhas mãos e meus pés".

PARA SABER MAIS...

Revista: Mundo Estranho (a edição desse mês da revista contém um reportagem sobre como viviam os povos indígenas brasileiros.)

0 comentários: