sábado, 11 de julho de 2009

Portugal, o Quinto Império?



Durante o século XVI, os portugueses acreditaram na lenda do Quinto Império. Segundo essa lenda, estaria afirmado na Bíblia que Portugal seria o quinto império mundial.

A história do quinto Império é muito ressaltada nos sermões do Padre Antônio Vieira, jesuíta, um dos mais célebres que atuou no Brasil. Vieira tinha uma nacionalismo exaltado e era defensor voraz do Sebastianismo (outra lenda portuguesa, que acreditava que o rei D. Sebastião, morto ao aventurar-se em Alcácer Quibir, voltaria e transformaria Portugal em um grande Império)

O mito leva em consideração o livro Daniel, capítulo dois, da Bíblia. Nesse trecho, o profeta Daniel fala com o rei Nabucodonosor e conta o seu sonho, onde aparece uma estátua com cinco tipos de materiais. Esses materiais indicariam quatro grandes impérios: Assírios, Persas, Gregos e Romanos. O quinto Império seria Portugal.

A lenda do Quinto Império também influenciava as viagens portuguesas. Cientes de que para se tornaram um grande Império eles deveriam se expandir, eles iniciaram as viagens marítimas. Ela iniciou com D. João II propondo a Bartolomeu Dias que contornasse a África para chegar as Índias.

Esse mito fez com que D. Sebastião levasse adiante o seu sonho megalomaníaco de transformar Portugal em um grande Império. Assim, ele e grande parte da aristocracia Portuguesa desaparecem em Alcácer - Quibir (Marrocos), provocando uma cise dinástica em Portugal.

Quem acaba assumindo o trono é Felipe II, rei da Espanha. Isso consolida a União Ibérica (1580 - 1640). A União Ibérica fortaleceu a Companhia de Jesus (Jesuítas) no Brasil. Além disso, ela respingou na vida política e econômica do Brasil, pois as relações entre Portugal e Holanda eram tensas.



PARA SABER MAIS...

(site da Revista História, fala sobre o sonho de outro rei, D. João II, de transformar Portugal em um grande Império)

Filme: O Quinto Império - Ontem Como Hoje
O monarca português D. Sebastião, desaparecido na batalha de Alcácer-Quibir, se tornou mito em virtude de seu corpo nunca ter aparecido. Por conta disso, nasceu a lenda de que o rei um dia voltaria, como uma aparição no meio da névoa.

Para a ficha completa do filme, clique aqui
Para assistir o trailer do filme, clique aqui

0 comentários: