sábado, 1 de agosto de 2009

O início da colonização

Apesar de os portugueses terem chegado no Brasil em 1500, a colonização de fato só começou nos anos de 1530.

Quando os portugueses chegaram aqui, o escrivão Pero Vaz de Caminha, mandou uma carta ao rei D. Manuel. Na carta ele usa palavras moderadas e nenhum exagero. Para Caminha, não havia nada que pudesse servir aos portugueses aqui. Segundo o documento, os índios deveriam ser convertidos e o Brasil deveria ser usado como um porto para as viagens ao Oriente, esse sim o grande objetivo.

Ao contornar a costa da África, por causa dos ventos, os navios acabavam se afastando do continente e se aproximando da América. Tendo o controle do Brasil, apenas Portugal poderia usar o país como escala, impedindo e dificultando o acesso de outros países ao Oriente.

Durante esse período (chamado de pré - colonial, 1500-1532) o Brasil foi utilizado apenas para conseguir pau - Brasil. Expedições reais vinham para o Brasil consegui a madeira. Se alguma fosse particular iria necessitar de autorização da coroa. Os próprios índios cortavam as árvores para os portugueses e em troca recebiam "presentes" (essa troca era chamada de escambo). No litoral existiam depósitos (feitorias) para armazenar a madeira, ferramentas e armas.

Apesar de dar algum dinheiro, os lucros com o pau-Brasil não eram astronômicos. No século XVII, com a produção de açúcar, o preço atingiu o máximo, mas em seguida caiu vertiginosamente no mercado internacional. Além de pau - Brasil, muitos bichos como araras e macacos eram levados para a Europa.

No ano de 1532 chegou a primeira expedição colozinadora no Brasil. Liderada por Martim Afonso de Souza e contando com cerca de 400 pessoas, eles fundaram a primeira vila, chamada São Vicente (atual São Paulo).

Mas quais foram os motivos para Portugal resolver colonizar o Brasil? Vários. O medo de perder a posse do mesmo, o desejo de aumentar o império, a intenção de evangelizar os índios e conseguir vantagens mercantilistas e etc.

A economia portuguesa era frágil. A agricultura era fraca e a manufatura era pobre. Portugal tinha que importar quase tudo que fosse vender para o Oriente. O comércio com essa região do mundo era o que salvava Portugal. Mas com o tempo ele deixou de ser tão lucrativo. Primeiramente, essa expansão exigia investimentos pesados e Portugal não tinha esse dinheiro, tendo que recorrer a bancos holandeses. Aos poucos, outros países também chegavam ao oriente e Portugal ia perdendo espaço.

Assim eles se voltaram para o Brasil. Mas o que poderia se produzir aqui? Açúcar. Foi o açúcar que levou Portugal colonizar o Bra
sil.

0 comentários: