A carta de Pero Vaz de Caminha inaugurou a literatura brasileira, sendo considerada a primeira obra. A chamada "Carta a el-rei D. Manuel sobre o achamento do Brasil" tinha uma caráter informativo, por isso, nessa primeira fase, denomina-se a literatura como um literatura de informação.
domingo, 19 de julho de 2009
A carta de Caminha: O início da literatura no Brasil
A carta de Pero Vaz de Caminha inaugurou a literatura brasileira, sendo considerada a primeira obra. A chamada "Carta a el-rei D. Manuel sobre o achamento do Brasil" tinha uma caráter informativo, por isso, nessa primeira fase, denomina-se a literatura como um literatura de informação.
Postado por Ana, Jéssica e Amanda às 10:34 0 comentários
Marcadores: Caminha, Informativa, Jesuítas, Literatura, Pero
sábado, 18 de julho de 2009
Índios do Brasil: Curiosidades
Com a chegada dos colonizadores a vida dos Índios foi totalmente mudada. Abaixo estão algumas curiosidades sobre a vida dos deles.
- Ao contrário do que muita gente pensa, tupi-guarani é uma língua, não um povo. O tupi era uma das 1.200 línguas indígenas conhecidas no ano de 1500. Até meados do século 18, tratava-se do idioma mais falado no território brasileiro. Cerca de 20 mil palavras do atual vocabulário, como amendoim, caipira e pipoca, derivaram dele. Em 1758, o marquês de Pombal, interessado em acabar com o poder da Companhia de Jesus no Brasil, proibiu o ensino e o uso do tupi. Já em 1955, o presidente Café Filho obrigou todas as faculdades de letras a incluir um curso de tupi no currículo.
- Os índios brasileiros adoravamm carne de macaco, considerada um prato muito especial. Quanto mais novo o macaco for abatido, mais macia é a carne. Os miolos são retirados e misturados a um molho ou pão. Os cérebros são ricos em gordura e proteína.
Algumas espécies de larvas de besouro, como as que vivem em tronco de coqueiros, são consumidas entre os índios brasileiros.
- As ocas são compartilhadas por famílias de até 40 pessoas. Filhos, genros, noras, netos moram juntos, na maloca do patriarca.
- Os índios jamais batem nos filhos.
- Os casamentos eram arranjados. Ao entrar na puberdade, a garota fica reclusa durante um ano e depois é apresentada aos pretendentes numa festa. Em casa, ouve lições das mulheres mais velhas, aprimora técnicas de artesanato, ajuda a cuidar dos bebês da família.
- Algumas tribos aceitam a poligamia. Outras só permitem que o chefe tenha várias mulheres.
- Uma das modalidades esportivas mais apreciadas pelos índios era a corrida com toras de buriti. Nessa prova, dez índios se revezam carregando toras de madeira com mais de 100 quilos.
- Os índios só identificavam os números 1, 2, 3, 4 e "muitos". Para dizer que dez jacarés estavam no rio, diziam "minhas mãos". Vinte, "minhas mãos e meus pés".
Revista: Mundo Estranho (a edição desse mês da revista contém um reportagem sobre como viviam os povos indígenas brasileiros.)
Postado por Ana, Jéssica e Amanda às 08:25 0 comentários
Marcadores: Curiosidades, Hábitos, Índios, Jesuítas, Tupi-guarani
sábado, 11 de julho de 2009
Portugal, o Quinto Império?
PARA SABER MAIS...
Postado por Ana, Jéssica e Amanda às 08:19 0 comentários
Marcadores: Jesuítas, Quinto Império, Vieira
domingo, 5 de julho de 2009
A viagem de Cabral: Curiosidades
- Pedro Álvares Cabral saiu da praia do Restelo, em Lisboa, ao meio-dia do dia 9 de março de 1500, uma segunda-feira. Vieram em dez naus e três caravelas, trazendo um total de 1500 pessoas. A viagem levou 44 dias.
- Uma das naus desapareceu no dia 23 de março de 1500. Os outros barcos fizeram dois dias de buscas, mas nada encontraram. Então, seguiram viagem.
- Cabral, de 32 anos, era casado com uma das mulheres mais nobres e ricas de Portugal. Isabela de Castro era neta dos reis Dom Fernando de Portugal e Dom Henrique de Castela.
- Em 2 de maio, a expedição deixou o país e seguiu para as Índias. A missão de Cabral era instalar um entreposto em Calicute, principal centro das especiarias.
- Pedro Álvares Cabral recebeu 10 mil cruzados pela viagem. Ele poderia ainda comprar 30 toneladas de pimenta, com seus próprios recursos, e transportá-las gratuitamente no navio. A Coroa se comprometia a comprar o produto pelo preço de mercado em Lisboa (sete vezes mais que nas Índias).
- Além da nau que desapareceu e da outra que voltou a Portugal com a notícia do descobrimento, outras seis afundaram. Das treze, portanto, apenas cinco conseguiram retornar para casa
Postado por Ana, Jéssica e Amanda às 16:32 1 comentários
Marcadores: Cabral, Curiosidades
sábado, 4 de julho de 2009
Chegada dos Portugueses: Acaso ou Planejado?
Os portugueses chegaram ao Brasil no ano 1500. Com a tomada de Constantinopla pelos Turcos Otomanos, Portugal teve que achar outra rota para chegar ao Oriente e conseguir produtos comerciais. Para isso eles contornaram a África e chegaram ao centro do comercio mundial (na época). Entretanto, em 1500, os lusitanos chegaram ao Brasil. Teriam eles descoberto um novo "país"?
Primeiro, o termo "descobrimento" não é o mais correto. Isso porque se trata de uma "jogada política". Se algo é conquistado, significa que foi pego de alguém. Agora se foi descoberto, não tinha dono anteriormente. Por esse motivo que se fala em descobrimento do Brasil. Só que o país não foi "descoberto", uma vez que já viviam pessoas aqui.
Em relação à chegada dos portugueses, é pouco provável que eles não tivessem conhecimento do Brasil. O tratado de Tordesilhas, assinado 6 anos antes, é uma das provas mais irrefutáveis. Esse tratado dividia as terras do novo mundo (onde os espanhóis já haviam chegado antes dos portugueses) entre as duas nações católicas da Europa (Portugal e Espanha).
Postado por Ana, Jéssica e Amanda às 14:17 0 comentários
Marcadores: descobrimento, tordesilhas, tratado
sexta-feira, 3 de julho de 2009
Olá!
O nosso Blog vai falar um pouco da história do Brasil. Inicialmente falaremos do Brasil colonial e depois desenvolveremos temas diversos relacionados ao Brasil.
Até logo :D
Ana, Amanda e Jéssica :D
Postado por Ana, Jéssica e Amanda às 11:31 0 comentários