Pedro Álvares Cabral, em 1500, comandou uma expedição para tomar posse das terras portuguesas na América. Abaixo algumas curiosidades sobre a viagem:
- Pedro Álvares Cabral saiu da praia do Restelo, em Lisboa, ao meio-dia do dia 9 de março de 1500, uma segunda-feira. Vieram em dez naus e três caravelas, trazendo um total de 1500 pessoas. A viagem levou 44 dias.
- Uma das naus desapareceu no dia 23 de março de 1500. Os outros barcos fizeram dois dias de buscas, mas nada encontraram. Então, seguiram viagem.
- Cabral, de 32 anos, era casado com uma das mulheres mais nobres e ricas de Portugal. Isabela de Castro era neta dos reis Dom Fernando de Portugal e Dom Henrique de Castela.
- Em 2 de maio, a expedição deixou o país e seguiu para as Índias. A missão de Cabral era instalar um entreposto em Calicute, principal centro das especiarias.
- Pedro Álvares Cabral recebeu 10 mil cruzados pela viagem. Ele poderia ainda comprar 30 toneladas de pimenta, com seus próprios recursos, e transportá-las gratuitamente no navio. A Coroa se comprometia a comprar o produto pelo preço de mercado em Lisboa (sete vezes mais que nas Índias).
- Além da nau que desapareceu e da outra que voltou a Portugal com a notícia do descobrimento, outras seis afundaram. Das treze, portanto, apenas cinco conseguiram retornar para casa
1 comentários:
Não da para encontrar o que eu quero
Postar um comentário